Curso EAD SCE100 – Fundamentos de cabeamento estruturado na era da Internet das coisas. EAD agravado.
Curso EAD SCE 100 – Fundamentos de cabeamento estruturado na era da Internet das coisas.
Com o acelerado crescimento das redes sem fio, acreditava-se que as redes cabeadas estavam condenadas a ficarem cada vez menos relevantes. Ledo engano!
Com a crescente utilização de dispositivos IoT e a convergência para o mundo IP cada vez mais abrangente (vide as novas luminárias LED alimentadas por PoE), o cabeamento estruturado está mais importante que nunca.
Venha conhecer melhor o que é o cabeamento estruturado, as Normas nacionais e as tecnologias que possibilitam a comunicação com os mais diversos dispositivos inteligentes via cabos de rede.
Objetivo
Este curso capacita o aluno a atuar na área de cabeamento estruturado, entendendo seus principais conceitos, à luz das principais normas nacionais e internacionais, podendo depois se especializar nas áreas de especificação, projeto, supervisão, instalação e/ou manutenção de cabeamento estruturado.
Público alvo
Profissionais da área de TI e telecomunicações em geral, cabistas e projetistas de redes.
Certificado
Emitido com aprovação de 70%.
Conteúdo
Introdução e Tecnologia;
Espaços de Telecomunicações;
Elementos Funcionais do Cabeamento;
Componentes e Desempenho;
Caminhos Para Cabos;
Administração do Cabeamento.
Instrutor
Marcelo Barboza, instrutor e autor do curso, formado pelo Mackenzie,
possui mais de 30 anos de experiência em TI, membro da BICSI e da
comissão de estudos sobre cabeamento estruturado da ABNT/COBEI,
certificado pela BICSI (RCDD, DCDC e NTS), Uptime Institute (ATS) e
DCProfessional (Data Center Specialist – Design). Instrutor
autorizado para cursos selecionados da DCProfessional, Fluke
Networks, Clarity Treinamentos e Panduit.
Descrição do curso
Introdução e Tecnologia – finalidade do cabeamento estruturado; o que é internet das coisas (IoT); principais tecnologias envolvidas, como Power over Ethernet (PoE), Wi-Fi, iluminação via UTP, etc.; normas nacionais e internacionais.
Espaços de Telecomunicações – áreas de trabalho, incluindo considerações sobre novas tecnologias (como Wi-Fi, automação, iluminação, CFTV, etc.); salas técnicas (de telecomunicações, de equipamentos e de entrada) e seus principais requisitos e recomendações.
Elementos Funcionais do Cabeamento – distribuidores (de campus, de edifício e de pavimento) e interfaces (pontos de consolidação e tomadas de telecomunicações); subsistemas de cabeamento (backbone e horizontal) e suas recomendações; considerações sobre patch cords.
Componentes e Desempenho – componentes em par trançado e fibra óptica de um sistema de cabeamento estruturado; suas principais características e classificações, incluindo: categorias e parâmetros de desempenho, características físicas e de transmissão, comportamento frente a chamas, blindagens.
Caminhos Para Cabos – sistemas de suporte para cabeamento estruturado, suas principais características e recomendações, incluindo caminhos internos (piso elevado, canaletas, calhas, leitos, etc.) e externos (subterrâneo, aéreo e túnel); sistemas corta-fogo.
Administração do Cabeamento – componentes da administração; identificação, registros, base de dados e sistemas automatizados.
O curso é totalmente baseado nas normas nacionais de cabeamento estruturado, incluindo a NBR 14565 e a NBR 16415.